Conheça a ISO 45001



ISO 45001 substitui OHSAS 18001


Publicada dia 12 de março de 2018, a nova norma internacional NBR ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001 como padrão global para a Certificação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho.

O objetivo da ISO 45001 é diminuir a taxa de mortes e acidentes de trabalho, identificando e proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro, considerando o bem estar dos colaboradores bem como o atendimento à legislação.

Baseada na estrutura de alto nível (HLS), ela garante maior compatibilidade com outras normas, como a ISO 9001 e ISO 14001, promovendo uma melhor integração e conexão em um sistema de gestão.

A nova norma pode ser aplicada para todas as organizações, de todos os tamanhos, modelos ou localização geográfica. A migração da ISO 18001 para a ISO 45001 poderá ser realizada em um prazo de até três anos, a partir de publicação da nova norma. Enquanto isso a ISO 18001 continua sendo válida.

Conheça as principais alterações da ISO 45001:

Estrutura do Anexo SL: Como todas as novas e revisadas normas ISO, a ISO 45001 também seguirá a mesma terminologia e estrutura padrão do Anexo SL. Esta é a maior diferença entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001.

Contexto empresarial: Questões externas e internas introduzem novas cláusulas para a determinação sistemática e monitoramento do contexto empresarial.

Trabalhadores e outras partes interessadas: Introduz o foco aprimorado nas necessidades e expectativas para trabalhadores e outras partes interessadas e envolvimento dos trabalhadores. Isso identifica e compreende sistematicamente os fatores que precisam ser gerenciados dentro do sistema de gestão.

Gerenciamento de riscos e oportunidades: As empresas devem determinar, considerar e, quando necessário, tomar medidas para enfrentar quaisquer riscos ou oportunidades que possam impactar (de forma positiva ou negativa) a habilidade do sistema de gestão para entregar os resultados pretendidos, incluindo a melhoria da saúde e segurança no local de trabalho.

Alta Direção: Com a ISO 45001, o papel de SSO não ficará restringido somente ao gerente da área, adicionalmente, espera-se que aspectos de SSO integrem-se à estrutura da organização, garantindo o apoio da alta direção e maior contribuição dos colaboradores. .

Objetivos e Desempenho: Foco reforçado nos objetivos como drivers para melhorias e avaliação de desempenho.

Alinhamento de normas nacionais de SSO: O objetivo geral da ISO 45001 é o mesmo que o da OHSAS 18001. Está sendo produzida para alinhar a variedade de normas nacionais de SSO em uma única norma com a intenção de diminuir a confusão e fragmentação do mercado.

Contexto da Organização: Com a ISO 45001 usando o Anexo SL, há um foco muito maior no contexto da organização. 

Baseado no CD2, as organizações não devem somente considerar os impactos diretos dos problemas de SSO, mas também levar em consideração a sociedade como um todo e como o trabalho da empresa pode impactar as comunidades próximas a ela.


Sua empresa está preparada para estas mudanças?

O Grupo Astem está preparado para oferecer as capacitações necessárias nas mudanças da ISO 45001, dando suporte às organizações em todo o processo de migração. 

Entre em contato e descubra tudo o que o Grupo Astem pode fazer por sua empresa (31) 3822-5802  / (31) 98860-6648  ou pelo site www.astembr.com.br - Fale conosco.

Compartilhar:

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário