Orientações do eSocial





ATUALIZAÇÃO
O Portal do eSocial divulgou alterações em relação à Documentação Técnica referente a Nota de Documentação Evolutiva - NDE - 01/2018 de 30 de Maio de 2018.

Diversas mudanças relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho como também a exclusão do S-2241, além das inclusões dos eventos S-1065 e S-2245. 

Outras mudanças também foram feitas. Para conferir as alterações basta clicar no link abaixo:
blog.astembr.com.br/2018/06/mudancas-nos-eventos-do-e-social 



No dia 6 de março de 2018 foi publicada pelo Comitê Gestor do eSocial, a Resolução nº13, aprovando a versão 2.4 do Manual de Orientação do eSocial.

O QUE É O E-SOCIAL?


O eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional. Decreto 8373,de 2014.

QUEM ESTÁ OBRIGADO AO E-SOCIAL?


Todo aquele que contratar prestador de serviço, pessoa física ou jurídica, e possua alguma obrigação trabalhista, previdenciária ou tributária, em função dessa relação jurídica, por força da legislação pertinente, está obrigado a enviar informações decorrentes desse fato por meio do E-social.

PRINCÍPIOS DO E-SOCIAL

  • Aumentar a efetividade nos direitos trabalhistas e previdenciários.
  • Centralizar o cumprimento das obrigações previstas na legislação.
  • Eliminar a redundância nas informações.
  • Melhorar a qualidade das informações relativas ao trabalho, empresa, empregador, empregado.
  • Tratamento diferenciado para microempresas – ME.

ENTES PARTICIPANTES




CRONOGRAMA




EVENTOS SST (Saúde e Segurança do Trabalho) OBRIGATÓRIOS



Para esclarecer todas as dúvidas, você pode acessar o Manual de Orientação do eSocial.

Sua empresa está preparada para o eSocial? O Grupo Astem pode te ajudar!

Realizamos o atendimento e a Gestão das informações através de auditorias em SST, mapeamento de processos, adequação e implantação dos requisitos do eSocial. Disponibilizamos também os arquivos dos monitoramentos ambientais em XML para o ambiente virtual do eSocial.

O Grupo Astem conta com profissionais especializados na área de segurança do trabalho e de desenvolvimento organizacional que criarão sob medida as ferramentas necessárias para a adequação aos requisitos legais, a otimização nos índices estatísticos e o incremento na produtividade de seus negócios.

(31) 3822-5802 / (31) 98860-6648

Compartilhar:

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário